terça-feira, outubro 25, 2011

Seja verdadeiro consigo mesmo

Lembre-se sempre de ser verdadeiro consigo mesmo. Para isso, é preciso estar atento a três coisas. Primeiro, nunca ouça alguém que diga o que você tem de ser. Ouça sempre a sua voz interior, o que você gostaria de ser. Do contrário, toda a sua vida será desperdiçada.

Há milhares de tentações à sua volta, porque existem muitas pessoas vendendo coisas por aí. Os supermercados, o mundo, as pessoas, todos estão interessados em lhe vender algo. Todo mundo é um vendedor e, se você ouvir vendedores demais, ficará louco. Não ouça ninguém, simplesmente feche os olhos e ouça a sua voz interior. É disso que trata a meditação: ouvir a sua voz interior.

A segunda coisa - que só é possível se você já tiver feito a primeira - é nunca usar uma máscara. Se você está zangado, fique zangado. É arriscado, mas não sorria, pois isso não será verdadeiro. Você aprendeu a sorrir quando está zangado, então o sorriso fica falso, vira uma máscara. É só um exercício com os lábios, nada mais. O coração está cheio de fúria, de veneno, e os lábios sorriem - você se tornou falso.

Outra coisa também acontecerá: quando você quiser sorrir, não conseguirá. Todo o seu mecanismo está revirado, pois quando quis ficar com raiva não pôde. Agora você quer amar, mas, de repente, descobre que o sistema não funciona. Quer sorrir, mas tem de forçar o sorriso. Seu coração está pleno de sorrisos e você quer rir alto, mas não consegue, algo fica reprimido no coração, engasgado na garganta. O sorriso não vem ou, se vem, é pálido e apagado. Não o deixa feliz. Você não se empolga com ele. Não há luminosidade à sua volta.

Quando quiser ficar com raiva, fique. Não há nada de errado em ficar com raiva. Quando quiser rir, ria. O que há de errado em rir alto? Pouco a pouco, verá que todo o seu organismo está funcionando. Dá para notar: sempre que o mecanismo de uma pessoa está funcionando bem, dá para ouvir um zumbido em torno dela. Ela caminha, mas o passo é como uma dança. Fala, mas suas palavras têm uma poesia sutil. Quando olha para alguém, de fato olha: não é indiferente, é calorosa. Quando toca, ela realmente o faz - você pode sentir a energia entrando em seu corpo, uma corrente de vida sendo transferida... Seu mecanismo está funcionando bem.

Não use máscaras . Se fizer isso, criará disfunções e bloqueios em seus sistemas. Existem muitos bloqueios no seu corpo. A pessoa que costuma reprimir a raiva tem os maxilares travados. Toda a raiva vai para os maxilares e fica estagnada ali. As mãos ficam feias. Não têm os movimentos graciosos de um dançarino porque a raiva vai para os dedos e fica ali, bloqueada.

Lembre-se, a raiva tem duas fontes. Uma são os dentes, a outra são os dedos, pois todos os animais, quando estão zangados, vão mordê-lo com os dentes ou arranhá-lo com as garras. Portanto, as unhas e os dentes são os dois pontos por onde a raiva é extravasada.

Eu tenho a suspeita de que, sempre que a raiva é muito reprimida, as pessoas têm problemas nos dentes. Os dentes estragam porque muita energia se acumula ali sem ser liberada. E qualquer um que reprime a raiva comerá mais - as pessoas com raiva sempre comem mais porque os dentes precisam ser movimentados.

As pessoas com raiva fumarão mais. Falarão mais: podem virar tagarelas obsessivas porque, de algum modo, os maxilares precisam se mover para que um pouco de energia seja extravasada. E as mãos das pessoas com raiva ficarão nodosas, feias. Se a energia tivesse sido liberada, as mãos poderiam ser belas.

Se você reprime alguma coisa, existe uma parte do corpo que corresponde a essa emoção. Se não quer chorar, seus olhos perderão o brilho, pois as lágrimas são necessárias. Se você chora de vez em quando, e as lágrimas começam a fluir, seus olhos ficam mais limpos, renovados, jovens, virgens.

Lembre-se de que, se você não consegue chorar de verdade, também não consegue rir, pois essa é a outra polaridade. As pessoas que conseguem chorar também conseguem rir. E talvez você já tenha visto isso em crianças: se riem muito e por muito tempo, depois começam a chorar, porque as duas coisas estão ligadas. Os dois fenômenos não são diferentes, é a mesma energia indo para polos opostos.

Portanto, não use máscaras - seja verdadeiro, custe o que custar.

A terceira coisa diz respeito à autenticidade: fique sempre no presente, porque toda falsidade vem do passado ou do futuro. O que passou passou - não se preocupe mais com isso. E não carregue o passado como um fardo; do contrário, isso não deixará que você seja autêntico no presente.

Além disso, tudo o que ainda não aconteceu de fato não aconteceu - não fique se preocupando à toa com o futuro, senão isso interferirá no presente e o estragará. Seja verdadeiro no presente e você será autêntico. Estar aqui e agora é ser autêntico.


Osho, em "Corpo e Mente em Equilíbrio"

domingo, outubro 09, 2011

http://www.youtube.com/watch?v=yGFsH7WmonQ

Solidão...



(Salmos 102:7) Velo e sou como o pardal solitário no telhado.

Quer sua solidão seja o resultado de uma perda de um ente querido, de uma cruel separação ou do orgulho, sei que não é fácil viver-la!

Passamos todos por ela e a maioria das vezes sem que a desejássemos!

O orgulho pode te levar a pensar que você tem sempre razão e que é impossível decidir sobre tal ou tal ponto com os outros. Nesse caso, você se encontra só porque se torna impossível trabalhar com você!

O seu isolamento pode ter sido provocado por um luto,divorcio ou mesmo brigas e discussões com seus filhos que persistem o tempo todo.

Você se sente ferido (a) e entrou nesta solidão,então você chora mas é legitimo !

Nao quero dizer que voces devem aceitar esta solidão sem lutar contra ela! Mas quero simplesmente lembrar -lhees que Jesus conheceu também a solidão e que Ele entende aqueles que passaram por ela!

A solidão pode resultar também em uma vida estagnada onde estamos sem projetos de vida algum, sem ligação telefônica, sem amigos e não é tão fácil assim!

Existe também a solidão do doente deitado no seu leito de hospital ,mesmo tendo tantas visitas de parente!

Podemos também estar sozinhos no meio de multidões como já estive tantas vezes!

É terrível! Mas não é definitivo!

Enfrenta sua solidão se achegando na presença do teu Deus. Pare de meditar em coisas que não voltarão e que já se foram e deixa o Deus do evangelho, Jesus de Nazaré, reconstruir sua existência sobre o NADA!

Somente Ele pode fazer,você não !

Lamenta-se mais e mais se quiser, no final de contas, é o seu direito e é verdadeiro!

Se você vive segundo as suas lembranças, fotografias, seu passado feliz que hoje foi perdido então pode ter certeza que não sairá da sua caverna!

Combate esse terrível sentimento da solidão colocando sua fé em ação! Você está vivendo hoje e tem o direito de rejeitar a solidão do seu coração.

Viverás bem melhor seus dias sem ela!

Uma oração para hoje:

Senhor, em nome de Jesus, venho derramar minhas lagrimas de solidão aos teus pés. Quero com tua ajuda sair deste isolamento e deixar que enches a minha vida com tua luz e palavras. Me levanto e abro meu coração para viver novas experiências de amizades e de vida.